Spread the love

Temperos: Ervas; Especiarias; Condimentos

Temperos: Ervas; Especiarias; Condimentos

Temperos: Ervas; Especiarias; Condimentos: Tempero é formado por, ervas, legumes, especiarias, sal, pimentas, colorau, condimentos; que acrescentado ao alimento; antes, durante, após o seu preparo ou na hora de servir; intensificam, realçam ou melhoram o seu sabor e aroma. Os temperos podem ser classificados em três categorias: ervas, especiarias e condimentos.

 

Temperos: Ervas; Especiarias; Condimentos Ervas

 

Temperos: Ervas; Especiarias; Condimentos

 

Geralmente folhas de plantas, onde são aproveitados seus sabores, aromas e qualidades medicinais. Podem ser utilizadas na culinária, na medicina e em rituais. Algumas ervas utilizadas na alimentação são: alecrim, cebolinha, dill, erva-doce, orégano, manjericão, manjerona, salsa, sálvia, hortelã, tomilho, entre outras. Na hora de utilizá-las, devem estar de preferencia frescas.

 

Temperos: Ervas; Especiarias; Condimentos – Ervas aromáticas

Os egípcios em torno de 3000 a.C. já usavam ervas aromáticas, tanto com fins culinários como medicinais. Antes da era da refrigeração, as ervas ajudavam atenuar o odor ou retardar a decomposição de corpos ou alimentos. A maioria das ervas devem ser empregadas na culinária ainda frescas, pois na secagem perdem aroma e tem o sabor modificado.

 

Temperos: Ervas; Especiarias; Condimentos – Ervas da Provença

Ervas originárias da região da Provença, França. Constituem-se de um composto de ervas, sementes e folhas – louro, manjericão, segurelha, alecrim, tomilho, manjerona, lavanda, orégano e, por vezes, funcho. Antigamente, na Provença, eram postas para secar ao sol, mas hoje a maioria dos produtores as desidratam mecanicamente.

 

Ervas finas

Mistura clássica é feita com quatro ervas: salsa, cebolinha, cerefólio e estragão. Na cozinha francesa as utiliza em omeletes e outros preparados. Algumas composições de ervas finas utilizam: Salsa, orégano, manjericão, manjerona, alecrim e/ou tomilho. Outra utilizam as ervas secas: Manjericão, orégano, tomilho, manjerona, alecrim sálvia.

 

Especiarias

 

Especiaria

 

São de origem vegetal, sementes, brotos, frutas, flores, cascas e raízes. Geralmente são usadas na culinária, mas também muito utilizadas na preparação de cosméticos, incensos e medicamentos. Devido à presença de óleos essenciais, as especiarias possuem aroma e sabor mais acentuado. As principais especiarias utilizadas nos alimentos são: pimenta do reino, canela, noz-moscada, cravo da índia, anis estrelado, baunilha, gengibre, coentro, pimenta malagueta, mostarda em grão, açafrão e pimenta da Jamaica, entre outros.

 

Condimentos

 

codimentos

 

São ingredientes usados individualmente ou misturados, na forma líquida, em pó ou pedaços. Utilizados para temperar os preparos alimentícios, para agregar sabor, ou complementar o prato na hora de servir. Os mais populares são o sal, pimenta, ketchup, mostarda, azeite, vinagre e açúcar, entre outros. Os condimentos podem ser adicionados ao prato antes de servir ou durante o consumo, como exemplo o ketchup e a mostarda; outros no pre preparo, ou durante a cocção para dar sabor e textura aos alimentos, exemplos o molho barbecue, molho teriyaki e molho de soja. São considerados condimentos as misturas de especiarias, como o chili, ervas, como o buquê garni, garam masala, curry, entre outros.

 

Utilização dos temperos

 

Conservar

Os condimentos devem sempre ser guardados em vidros ou potes de plástico bem fechados, de preferência dentro do armário com pouca, ou nenhuma luz. Dessa maneira, os condimentos podem durar entre seis meses a um ano. Acondicionados em sacos de papel ou recipientes de plástico forrados com papel toalha, os temperos frescos podem ser mantidos por até uma semana dentro da geladeira.

 

Quantidades

Embora possam durar até um ano, os temperos vão perdendo aos poucos suas propriedades. Sendo assim não é aconselhável guardar grandes quantidades. Uma boa opção é adquirir os condimentos em feiras livres, onde são vendidos a granel.

 

Fresco ou seco?

Normalmente nos supermercados encontramos as ervas, temperos e especiarias desidratadas. Se optar pelo tempero desidratado, adéque a quantidade pois os desidratados tem sabor mais acentuado que os frescos. Utilize ¼ do desidratado em relação à quantidade do tempero fresco. Durante o preparo do alimento, experimente para corrigir, ou não o tempero.

 

Quando preparar o tempero?

Alguns temperos devem, ou podem ser cortados, ralados ou picados antes do uso, se prepará-los somente na hora de utilizá-los, o sabor ficará mais acentuado.

 

Quando adicionar os temperos?

Os temperos verdes devem ser adicionados quando o preparo estiver quase pronto, a exceção se receita pedir o contrário. Se cozinhá-los por muito tempo, o sabor e o aroma podem se alterar. Já os tempero secos podem ser colocados no inicio do preparo, eles acentuam o sabor.

 

Quanto usar?

Geralmente não é necessário colocar uma grande quantidade de tempero, com pouca quantidade, o prato ficará mais saboroso. Lembre-se sempre que os temperos são para acentuar e não para substituir o sabor dos alimentos. O mais importante cuidado com a quantidade de sódio (sal). 


Spread the love