Caldo de kenga – quenga
Como fazer um delicioso caldo de kenga
Ingredientes:- 1 kg de mandioca já descascadas
- 500 g de mandioquinha
- 500 g de cenoura
- 1½ peitos de frango caipira cozidos e desfiados
- 2 cebolas grandes e picadas ()
- 4 dentes de allho amaçados ()
- 2 xícaras (chá) de salsa picadinha ()
- 300 g de bacon picadinho
- torresmo para acompanhar
- Água o suficiente para o cozimento.
- molho de pimenta para acompanhar
- Em uma panela, coloque a mandioca, mandioquinha e a cenoura, e coloque água até os legumes, estarem cobertos, cozinhe até estarem bem macios.
- A parte cozinhe os peitos de frango com um pouco de sal.
- Depois de cozido, desfie e reserve.
- Quando os legumes estiverem cozido, transfira para o liquidificador, com um pouco do caldo do cozimento, bata até virar um creme e reserve.
- Pique o bacon e leve em uma panela grande ao fogo, até fritar bem, escorra em um papel toalha,e reserve.
- Frite a cebola e alho na mesma gordura do bacon, e junte ao caldo já batido, acrescente o peito do frango desfiado, junte o cheiro verde acerte o sal e deixe ferver um pouco.
- Em uma cumbuca ou um bol, coloque um pouco do caldo, sirva com bacon e o torresmo.
Origem do nome do prato:
1) Antigamente, no interior, lá para os lados da Bahia, quenga (kenga) era nome de mulher da vida fácil que vivia na zona. Domingo dia de folga das moças, cozinhavam um frango do quintal. Preparado com quiabo e milho-verde.
Rapazes apareciam para o almoço e tudo acabava em cantoria e festa. Assim o prato passou, ser conhecido como “Caldo de quenga”.
2) Outra origem é a receita típica da cidade de Buritama, é uma lenda que todos sabem contar. Em resumo: uma galinha que erá criada por um morador, fugia para outros quintais, atrás de galos, passou a ser chamada de quenga pelos locais. Certo dia seu dono, matou-a para fazer a referida sopa, que passou a ser chamada de “Sopa de quenga”.