Ingredientes:
600 g de camarões congelados
Suco de ½ limão
3 colheres (sopa) de azeite
2 cebolas
1 dente de alho
1 lata grande de tomate pelado
1 pitada de orégano
75 g de queijo Feta
Sal e pimenta
Modo de preparar:
Deixe os camarões descongelar um pouco e descasque-os. Aproveite as cabeças para cozinhar em 300 ml de água, sal e limão. Coe o líquido, pressionando bem as cabeças para que liberem todo o suco. Leve o caldo ao fogo até reduzir para cerca de 150 ml. Reserve. Refogue ligeiramente as cebolas picadas com o azeite e o dente de alho esmagado. Junte os tomates desfeitos, o orégano, o caldo de camarão, o sal e a pimenta. Deixe cozinhar em fogo brando até o molho reduzir. Retire do fogo, junte os camarões e despeje num refratário untado, polvilhe o queijo desfeito com um garfo. Leve para gratinar em forno médio (200 ºC), preaquecido aproximadamente 15 minutos, ou até que a parte superior esteja dourada. Sirva em seguida.
Observação:
O queijo feta, também grafado fetta, é um queijo coalhado típico da Grécia, feito tradicionalmente com leite de cabra e de ovelha. A partir de 2005 o feta passou a ser uma denominação de origem controlada na União Europeia, e definido como tendo pelo menos 70% de leite de ovelha, com o restante de cabra. Fora da UE, queijos vendidos comumente como ‘feta’ podem incluir até mesmo leite de vaca, ou mesmo ser inteiramente feito dele.
O feta é um queijo envelhecido, comumente produzido em blocos, com uma textura levemente granulada. É servido como queijo de mesa, assim como em saladas, empadas, tortas e outros alimentos assados, em especial aqueles com massas folhadas.
O feta é salgado e salmourado em água e soro de leite por diversos meses. O queijo, de coloração branca e normalmente de forma quadrada, seca rapidamente se retirado do soro. Sua consistência pode variar de bem mole a semi-duro, com um sabor pungente e salgado que pode ir do suave ao acentuado. O queijo curado se esfarela facilmente.